Alcon® OPTI-FREE®

Conhecendo as lentes de contato

Muitas pessoas pensam que lentes de contato são apenas para uso estético. Entretanto, você sabia que lentes de contato são na verdade dispositivos médicos que corrigem uma variedade de condições? Milhões de pessoas requerem alguma forma de correção visual.1 No Brasil, 2% da população usa lentes de contato.

O tipo de correção visual de que você precisa é o fator que determinará o tipo de lente de contato que o seu oftalmologista receitará. Alguns termos2 que você pode ouvir falar incluem:

  • Miopia, ou visão próxima: Uma condição da visão na qual você consegue ver objetos próximos com clareza, mas os objetos mais distantes aparecem turvos.

  • Hipermetropia, ou visão distante: Uma condição da visão na qual você consegue ver objetos distantes com clareza, mas os objetos mais próximos não aparecem em foco.

  • Presbiopia: Uma condição da visão associada ao envelhecimento na qual há uma perda gradual da capacidade do olho em focalizar objetos.

  • Astigmatismo: Uma condição da visão que provoca imagens turvas devido à forma irregular da córnea (o revestimento transparente frontal do olho) ou, algumas vezes, devido à curvatura da lente dentro do olho.

  • Lentes de contato coloridas: Esse tipo de lente de contato cosmética é colorido para que seus olhos pareçam ter outra cor. Elas também podem corrigir descolorações da íris.

Lembre-se de que apenas o seu oftalmologista pode determinar a combinação de lente de contato e solução que é correta para você. Todas as pessoas possuem características oculares exclusivas, influenciando nos tipos de lentes que você pode usar. Consulte o seu oftalmologista para obter mais informações.

  1. Vision Council of America (comunicação pessoal, abril de 2005).
  2. Adaptado da American Optometric Association

Tipos de lentes de contato

Hoje em dia, a tecnologia de materiais para lentes permite que cada vez mais pessoas as usem. As mais recentes inovações em lentes de contato incluem lentes bifocais, lentes tóricas para corrigir astigmatismo e lentes descartáveis para uso diário, semanal ou mensal. De modo geral, os dois tipos mais usados de lentes de contato são as gelatinosas e as duras ou rígidas:

Lentes de contato gelatinosas são fabricadas com plástico flexível com alta absorção de água. Elas também são chamadas de lentes hidrogel. Lentes de silicone-hidrogel, a tecnologia mais recente para lentes de contato gelatinosas, reagem às soluções de maneira diferente das hidrogéis tradicionais. As soluções para lentes de contato OPTI-FREE® PUREMOIST® solução de desinfecção multipropósito e OPTI-FREE® EXPRESS® SDMP foram desenvolvidas para uso com todos os tipos de lentes de contato gelatinosas.

As lentes de contato duras são fabricadas com plástico mais rígido. Essas lentes também são chamadas de RGP, ou rígidas gás-permeáveis. OPTI-FREE GP® foi desenvolvida especificamente para uso com lentes de contato duras ou RGP.

As lentes de contato gelatinosas são mais populares que as lentes RGP, por serem normalmente mais confortáveis nos olhos. As lentes gelatinosas, entretanto, são menos duráveis que as RGP e devem ser manipuladas com mais cuidado.

Lembre-se de que apenas o seu oftalmologista pode determinar a combinação de lente de contato e solução que é adequada para você. Todas as pessoas possuem características oculares exclusivas, influenciando nos tipos de lentes que você pode usar. Consulte o seu oftalmologista para obter mais informações.

Mais informações sobre lentes de contato gelatinosas

Atualmente, a maioria das lentes de contato gelatinosas é classificada3 em uma das seguintes categorias:

  • Convencional (tradicional) de uso diário – Fabricada em plástico macio e flexível que permite a passagem do oxigênio para os olhos. É seguido um programa de uso diário ou noturno. As lentes são substituídas anualmente.
  • Descartável diáriamente – As lentes são usadas no máximo por 24 horas antes de serem substituídas.
  • Descartável de uso diário – As lentes são usadas diariamente e substituídas a cada duas semanas.
  • Descartável de uso prolongado – Disponíveis para uso noturno, as lentes são usadas por um período de tempo prolongado, de um a seis dias, e então descartadas.
  • Troca planejada – Lentes macias de uso diário substituídas através de um programa planejado, normalmente a cada duas semanas, mensalmente ou quinzenalmente.
  1. Adaptado da American Optometric Association

Lembre-se de que apenas o seu oftalmologista pode determinar a combinação de lente de contato e solução que é correta para você. Todas as pessoas possuem características oculares exclusivas, afetando os tipos de lentes que você pode usar. Consulte o seu oftalmologista para obter mais informações.

Solução OPTI-FREE® RepleniSH® SDMP

OPTI-FREE® RepleniSH®

Solução para lentes de contato que mantém as lentes hídratas por 14 horas, 6 horas a mais que outras soluções.

Alcon
Compromisso com os
cuidados com os olhos.